Doutorada em Psicologia da Educação. Professora Associada da FPCE.UC. Investigadora do Centro de Estudos Sociais (Laboratório Associado da FCT) e do Laboratório Colaborativo “ProChild CoLab Contra a Pobreza e a Exclusão Social”. Terapeuta familiar e de casal. Desenvolve investigação e docência nas áreas da educação familiar e parental, do burnout parental e da intervenção socioeducativa baseada em evidências com crianças, jovens e famílias. Cocoordena, em Portugal, vários programas de apoio à parentalidade, entre eles os programas Parenting Wisely (Young Child and Urban Teens) de Don Gordon e o Incredible Years Basic de Webster-Stratton.
Doutorada em Psicologia Clínica. Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), Laboratório Associado (FCT). Professora Associada na FPCE.UC. Os seus interesses de investigação e atividade docente organizam-se em torno da família e da promoção do seu bem-estar. Adotando uma perspetiva sistémica, tem investigado nas áreas da educação parental, das competências parentais, da violência familiar, das redes sociais e do processo terapêutico. É terapeuta familiar e membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. Cocoordena, em Portugal, o programas Parenting Wisely - Urban Teens de Don Gordon.
Doutorada em Psicologia Clínica. Investigadora no CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga – Coimbra onde desenvolve atividades de docência e investigação. Tem como áreas de interesse as famílias e casais e seu funcionamento, o estudo do processo terapêutico e da mudança narrativa nas terapias sistémicas e a avaliação e diagnóstico familiar. As suas áreas de desenvolvimento de atividade clínica são a terapia familiar, terapia de casal, terapia individual sistémica, avaliação e peritagem em contextos judiciais – divórcio. É terapeuta familiar e de casal e membro supervisor da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
Doutorada em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. Desenvolveu, em coautoria, o Programa For2Parents -Intervenção psicológica para pais separados/divorciados em elevado conflito parental. Do seu percurso académico e profissional salienta-se o desempenho de funções enquanto perita forense, psicoterapeuta clínico-forense, formadora, consultora, supervisora técnico-científica e terapeuta-investigadora, nomeadamente na área do divórcio e do conflito parental.
Doutorada em Psicologia e Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia Aplicada da Escola de Psicologia da Universidade do Minho. Desenvolveu, em coautoria, o Programa For2Parents - Intervenção psicológica para pais separados/divorciados em elevado conflito parental.